Extra! Hoje nos cinemas do RS, ‘O Tempo e o Vento’

 

É com muita alegria que venho aqui anunciar que um dos meus livros favoritos vai ganhar mais uma adaptação. Acompanhando os 150 anos da história do Rio Grande do Sul, está chegando hoje aos cinemas (apenas nos gaúchos, por enquanto) o filme ‘O Tempo e o Vento’. Quem não leu, precisa ler imediatamente! E, claro, ir assistir também. Além de ser um clássico da literatura nacional e de autoria de um dos escritores mais brilhantes que já viveu (Érico Veríssimo), o livro é material histórico do Brasil. Ele aborda não apenas um pouco dos conflitos que se passaram no sul no país, como também trabalha a cultura gaúcha (e o surgimento de muitos dos seus elementos), a tradição familiar e os costumes daquele tempo, a maneira como três gerações sobreviveram e se adaptaram a uma época de incertezas políticas e econômica e tantas outras coisas que, sinceramente, só lendo o livro pra saber.

A história faz parte de uma trilogia de livros de Veríssimo intitulada ‘O Tempo e o Vento’. O filme irá tratar, precisamente, do primeiro e mais ‘romântico’ livro da série, chamado ‘O Continente’. Vale lembrar que a obra já foi transformada em filme, em minissérie e em livros menores que contam a história de alguns personagens separadamente (como ‘Um certo Capitão Rodrigo’ ou ‘Ana Terra’).

O romance épico da linda Bibiana Terra (vivida pela Márjore Estiano) com o charmoso capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda) é gravado em tom de novela das oito (mas mesmo assim, ficou muito bom). Pelo trailer deu pra notar que irá contar também um pouco da história da família Terra (a família de Bibiana) e dos últimos anos da protagonista (que será vivida pela grande dama do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro), então será um ‘antes, durante e depois’ desse amor, o que é ainda melhor e mais completo. Além dos atores já mencionados, também temos Cléo Pires (que viverá a matriarca dos Terra, Ana Terra) e outros grandes nomes do cinema nacional, como Paulo Goulart, José de Abreu e Leonardo Medeiros.

Com direção de Jayme Monjardim e produzido pela Rita Buzzar, o filme (que, como eu falei, estreia hoje no RS) chegará aos cinemas de todo o país no dia 27 deste mês! Separe um espaço na agenda e não ouse perder esse clássico nacional. Se só o trailer já emociona, imagina o filme completo? Vai ser incrível!