Cineclube Mário Peixoto

Realizar-se-á nas próximas quartas-feiras do corrente mês às 18:30 no Museu de Arte Assis Chateaubriand em Campina Grande, Paraíba, mais uma edição do Cineclube Mário Peixoto (entrada franca), sendo sua programação composta por três filmes:

15/06 – Socialismo (2010) de Jean-Luc Godard

 

            Num cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre liberdade, igualdade e fraternidade.

 

22/06 – Tetro (2009) de Francis Ford Coppola

            O ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha. Ele aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático e nunca mais entrou em contato com a família. Bennie consegue encontrá-lo, mas Angelo não é mais a mesma pessoa. Ele abandonou seu nome de batismo e agora atende apenas por Tetro, tendo se tornado uma pessoa de temperamento difícil e que esconde seu passado. Entretanto, o período em que Bennie vive com ele e sua namorada Miranda (Maribel Verdú) faz com que relembre experiências do passado.

29/06 – O Tio Boonmee, Que Se Lembra das Suas Vidas Passadas (2010) de Apichatpong Weerasethakul

          A viver a fase terminal da sua doença e consciente do pouco tempo que lhe resta, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolve passar os seus últimos dias no campo, rodeado das pessoas que ama.         

          É por esses dias que o espírito da sua mulher volta para cuidar dele e o seu filho, desaparecido há muito, retorna sob a estranha forma de macaco negro de olhos brilhantes.

            Em busca de explicações para a sua longa vida, Boonmee deambula com a família pela floresta até encontrar uma gruta onde ocorreu o seu nascimento na sua primeira vida.