Foto Grafia: As musas de Almodóvar

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar é aquele diretor queridinho das atrizes, responsável por lançar grandes nomes espanhóis no mercado hollywoodiano, tais como Antonio Bandeiras, Penelope Cruz e Javier Barden. Almodóvar pode se dar ao luxo de escolher seu elenco como bem entende. Hoje nove em cada dez atrizes querem fazer parte do seleto hall da fama das musas de Almodóvar. No entanto, no início da carreira do diretor nem tudo eram flores, ele fazia parte da contracultura madrilenha que buscava dar voz e vez ao submundo de uma Espanha na ditadura de Francisco Franco. Almodóvar teve de recorrer a atrizes de teatro pouco conhecidas, como Carmen Maura, para protagonizar seus projetos. As histórias singulares e os textos ácidos do diretor aliados a atrizes de um talento e de grande presença fizeram a fama do cineasta. Dentre as suas várias protagonistas, elegi seis principais atrizes do diretor ao longo de sua carreira. Eis a lista das Musas de Almodóvar:

Carmen Maura foi Pepi (a direita), primeira musa de Almodóvar, atuando em seu primeiro longa “Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão” (1980), a atriz esteve presente em mais sete longas do diretor.

 

Victoria Abril ao lado de Antonio Bandeiras no filme “Ata-Me!” (1990). Abril interpreta Maria Osorio, atriz de filmes pornôs que é sequestrada por Ricky (Bandeiras), um fã recém-saído do hospital psiquiátrico. O filme deu projeção internacional a atriz.

Marisa Paredes (a direita) ao lado da também musa, Victoria Abril (esquerda), estão juntas em “De Salto Alto” (1991) onde mãe e filha disputam o amor do mesmo homem. Por esta atuação, Marisa venceu o prêmio de melhor atriz do Festival de Gramado. Paredes atuou em seis películas de Almodóvar.

A argentina Cecilia Roth já esteve presente em outras obras do diretor e teve a honra de protagonizar a sua obra-prima, na minha opinião, “Tudo Sobre Minha Mãe” (1999), encarnando Manuela.

A cantora e atriz, Rosário Flores, atuou apenas em um filme do diretor, “Fale Com Ela” (2002) dando vida a toureira Lydia.


Almodóvar ao lado de sua mais nova musa, Penelope Cruz, em Volver (2006). Cruz tem atuado em filmes do diretor desde 1997.